Para que serve o óleo essencial de Sálvia
Olá meus amores do Blog Segredos da Aromaterapia, este artigo que criamos é um pouco longo, mas vai valer a pena.
Leia com atenção, conteúdo de alto valor educativo.
O óleo essencial de sálvia é destilado a vapor das folhas da erva Salvia officinalis , também conhecida como sálvia comum, sálvia verdadeira, sálvia de jardim e sálvia dálmata.
Na Idade Média, Sage ganhou o apelido de “Sage the Savior” por suas várias propriedades preciosas. Por suas propriedades de limpeza e tônicas nervosas, os índios Lakota a apelidaram de “erva mestra”.
Usado em aplicações de aromaterapia, o óleo essencial de sálvia é conhecido por estimular e esclarecer a mente enquanto exibe um efeito de equilíbrio, elevação, calmante e fortalecimento nos sentidos para aliviar humores negativos. É conhecido por promover uma sensação de atenção, melhorar a memória e aliviar desconfortos dos sistemas digestivo, respiratório e reprodutor feminino.
Usado cosmeticamente ou topicamente em geral, o óleo essencial de sálvia tem a reputação de eliminar toxinas, proporcionar alívio a pequenas abrasões da pele, diminuir a aparência de manchas e tratar estrias, feridas e inchaço. Suas propriedades hidratantes e condicionadoras ajudam a aliviar a secura e a irritação.
Usado medicinalmente, o óleo essencial de sálvia tem a reputação de aliviar dores musculares e articulares, tratar infecções bacterianas e espasmos, eliminar toxinas, promover alívio para problemas digestivos e acalmar condições da pele, como dermatite e pé de atleta. O óleo de sálvia também é conhecido por regular e estabilizar os ciclos menstruais e os sintomas relacionados.
HISTÓRICO DO USO DO ÓLEO DE SALVA
Nativa das regiões do sul da Europa e do Mediterrâneo, a erva Sálvia era altamente valorizada nas antigas sociedades gregas e romanas, que a consideravam sagrada. Durante séculos, acreditou-se que a sálvia tinha a capacidade de conceder uma vida mais longa e, na China, era tradicionalmente usada como remédio para tratar a infertilidade e os sintomas da menopausa. Segundo registros históricos, em algumas comunidades, a erva Sálvia também tinha aplicações culinárias e era usada como conservante de alimentos como carnes. O óleo da erva Sálvia também era considerado benéfico tanto para a mente quanto para o corpo, portanto, era usado para estimular os sentidos, abordando emoções negativas, como tristeza, e mudando-as para humores positivos, como o senso de coragem. .
O óleo essencial de sálvia é destilado a vapor das folhas da erva Salvia officinalis , também conhecida como sálvia comum, sálvia verdadeira, sálvia de jardim e sálvia dálmata. O último apelido se deve ao fato de que a maior parte da Sálvia do mundo cresce selvagem na região da Dalmácia. O nome Sage é derivado do latim “salvere”, que significa “salvar”, pois seus benefícios são historicamente conhecidos por “salvar” a saúde geral do usuário – tanto emocional quanto física. Seus usos benéficos incluíam aplicações para doenças fúngicas e condições respiratórias. Na Idade Média, o sábio ganhou o apelido de “Sábio, o Salvador” por suas inúmeras propriedades valiosas, enquanto a comunidade de índios Lakota o apelidou de “erva mestra” por suas propriedades de limpeza e tônicas nervosas.
O óleo essencial de sálvia é comumente confundido com o óleo essencial de sálvia esclareia, que é derivado da erva Salvia sclarea ; no entanto, apesar de pertencerem à mesma família de arbustos perenes, essas duas ervas e seus óleos resultantes diferem entre si. Embora ambos os óleos tenham cheiro herbáceo, o aroma de Sage é robusto e picante, enquanto o perfume de Clary Sage tem um perfil mais suave e doce, exalando tons florais, terrosos e de nozes com uma nuance frutada.
Embora o óleo de sálvia tenha sido historicamente usado em grande parte para tratar de queixas relacionadas à digestão, ele continua a ser usado em uma vasta gama de aplicações versáteis, incluindo cuidados com a pele, cabelos, cuidados com a saúde em geral e na fabricação de cosméticos e sabonetes perfumados.
BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE SALVA
Os principais constituintes químicos do óleo de sálvia são: cânfora, α-tujona, β-tujona, 1,8-cineol e α-pineno.
CAMPHOR é conhecido por exibir a seguinte atividade:
Descongestionante
Absorvente
Resfriamento
Aquecimento
Anestésico
Antimicrobiano
Anti-inflamatório
Supressor da tosse
Febrífugo
1,8-CINEOLE é conhecido por exibir a seguinte atividade:
Analgésico
Antibacteriano
Antifúngico
Anti-inflamatório
Antiespasmódico
Antiviral
Aumento do fluxo sanguíneo
Redução de dores de cabeça tensionais
Supressor da tosse
O α-pineno é conhecido por exibir a seguinte atividade:
Anti-inflamatório
Antisséptico
Expectorante
Broncodilatador
Usado em aplicações de aromaterapia, o aroma do óleo de sálvia é conhecido por estimular e esclarecer cerebral, emocional e espiritualmente a mente enquanto exibe um efeito equilibrador, edificante, calmante e fortalecedor nos sentidos para aliviar humores negativos, como a fadiga.
Quando difundido, o óleo essencial de sálvia é conhecido por ajudar a aliviar os desconfortos dos sistemas digestivo, respiratório e reprodutor feminino.
Usado cosmeticamente ou topicamente em geral, o óleo essencial de sálvia é um ingrediente ideal em produtos de cuidados com a pele destinados a retardar e inibir o aparecimento de sinais de envelhecimento, pois sua propriedade antioxidante trata rugas, linhas finas, flacidez da pele e músculos e a desintegração de tecidos. Com qualidades cicatrizantes, o Óleo de Sálvia atua para diminuir a aparência de manchas, manchas e cicatrizes, tornando-o ideal para tratar estrias, feridas e inchaços, bem como para diminuir a aparência de poros dilatados. Usado no cabelo, as propriedades hidratantes e condicionadoras do óleo de sálvia ajudam a aliviar a irritação e prevenir a caspa enquanto limpa o couro cabeludo para remover a aparência de oleosidade causada pelo excesso de óleo.
Usado medicinalmente, o óleo essencial de sálvia tem a reputação de aliviar dores musculares e articulares associadas à inflamação, sensibilidade, rigidez e outros sintomas de artrite, distensões e entorses. Com propriedades anti-inflamatórias, o óleo de sálvia é conhecido por aliviar a vermelhidão, a dor e a coceira que são características das condições da pele, como a dermatite. As propriedades antibacterianas e antimicrobianas do óleo de sálvia são conhecidas por eliminar toxinas, proporcionando alívio a pequenas abrasões e lesões na pele, como contusões, cortes, queimaduras e irritações, protegendo-as do desenvolvimento de infecções.
Com propriedades anti-sépticas, o óleo essencial de sálvia tem a reputação de impedir a entrada de substâncias tóxicas no corpo, enquanto reduz os efeitos de toxinas que já entraram, incluindo intoxicantes, excesso de sal ou especiarias ingeridas. Aumenta a circulação, ajuda a diminuir a aparência da celulite e é uma solução eficaz para a limpeza de feridas e outras lesões tópicas menores, incluindo picadas de insetos.
Além disso, a propriedade antiespasmódica do óleo de sálvia trata efetivamente os espasmos, como aqueles associados a tosse, dor no peito e no estômago e cãibras. A sua propriedade depurativa promove a eliminação de toxinas do corpo promovendo a transpiração e a sua propriedade laxante potencia as funções excretoras, abordando assim desconfortos como a obstipação. Sua propriedade carminativa promove alívio para problemas digestivos, enquanto suas propriedades antifúngicas são conhecidas por tratar infecções tanto internamente por difusão quanto externamente por aplicação tópica. Assim, o óleo de sálvia é conhecido por acalmar a disenteria, bem como a pele afetada por condições como dermatite e pé de atleta.
Quando difundido, acredita-se que a propriedade antibacteriana do óleo de sálvia trata infecções do nariz e da garganta, reduzindo assim os sintomas de asma e tosse, resfriados, sinusite, bronquite, congestão e acúmulo de catarro. Ao estimular a liberação de secreções digestivas, o óleo de sálvia melhora e facilita a função de todo o sistema digestivo. Como emenagogo, o óleo de sálvia é conhecido por regular e estabilizar os ciclos menstruais, ao mesmo tempo em que acalma os sintomas relacionados, como alterações de humor, fadiga, náusea, fraqueza e dor de cabeça.
Como ilustrado, o óleo essencial de sálvia tem a fama de ter muitas propriedades terapêuticas. A seguir destaca seus muitos benefícios e os tipos de atividade que se acredita mostrar:
COSMÉTICO: Estimulante, Antiinflamatório, Antifúngico, Antimicrobiano, Antioxidante, Adstringente, Tônico.
ODOROSO: Estimulante, febrífugo, expectorante, digestivo, anti-inflamatório, antiespasmódico, antifúngico, antimicrobiano, antioxidante, tônico, estomacal, hipertensivo.
MEDICINA: Estimulante, Laxante, Febrífugo, Expectorante, Emenagogo, Desinfetante, Digestivo, Depurativo, Anti-inflamatório, Antiespasmódico, Antifúngico, Antimicrobiano, Antioxidante, Antisséptico, Cicatrizante, Adstringente, Diurético, Tônico, Laxante, Estômago, Hipertenso.
USOS DE ÓLEO DE SALVA
Utilizado em aplicações de aromaterapia, o Óleo de Sálvia é conhecido por equilibrar a mente, diminuindo a ansiedade e promovendo o restabelecimento da tranquilidade e relaxamento, promovendo assim o sono. Para uma mistura terapêutica antes de dormir, combine 2 gotas de óleo essencial de sálvia, 1 gota de óleo essencial de ylang ylang e 20 gotas de óleo essencial de neroli e adicione-o a um difusor de preferência pessoal. A difusão do óleo de sálvia é conhecida não apenas por melhorar o humor, mas também por aliviar dores de cabeça e congestão, ao mesmo tempo em que apoia a saúde e a função dos sistemas respiratório, digestivo, nervoso e reprodutivo, entre outros. O Óleo Essencial de Sálvia combina bem com os óleos essenciais de Bergamota, Sálvia Esclareia, Gerânio, Gengibre, Lavanda, Limão, Neroli, Laranja, Alecrim, Árvore do Chá e Vetiver.
Usado em aplicações cosméticas e tópicas, acredita-se que o óleo de sálvia promova a saúde do cabelo. Para ajudar a diminuir as chances de queda de cabelo, combine 3-4 gotas de óleo essencial de sálvia, óleo essencial de alecrim e óleo essencial de hortelã-pimenta e dilua a mistura em 1 colher de sopa. Óleo transportador de azeitona. Massageie esta mistura no couro cabeludo duas vezes ao dia para estimular o crescimento forte e saudável do cabelo.
Para uma mistura de massagem que aborda suores diurnos e noturnos durante a menopausa, combine 10 gotas de óleo essencial de sálvia, 10 gotas de óleo essencial de limão, 5 gotas de óleo essencial de toranja e 5 gotas de óleo essencial de tomilho e dilua a mistura em 30 ml (1 oz.) de um óleo transportador de preferência pessoal. Massageie a quantidade necessária desta mistura na área afetada. Alternativamente, 1 colher de sopa. desta mistura pode ser adicionado a um banho morno para uma imersão diária que diminui a retenção de líquidos e a aparência da celulite.
Para uma mistura de massagem mais complexa que também energiza enquanto exibe um efeito simultaneamente calmante, em um frasco de vidro âmbar de 60 ml (2 onças) combine 60 ml (2 onças) de óleo de amêndoa doce, 14 gotas de óleo essencial de sálvia, 5 gotas de alecrim Óleo Essencial e 5 gotas de Óleo Essencial de Lavanda. Tampe a garrafa e agite-a suavemente para combinar completamente todos os óleos. Massageie 1-2 colheres de chá. desta mistura de óleo em músculos doloridos e pele, bem como as têmporas para aliviar uma dor de cabeça.
Para um óleo corporal que é conhecido por ter efeitos desintoxicantes, combine 15 gotas de óleo essencial de sálvia, 15 gotas de óleo essencial de toranja e 15 gotas de óleo essencial de lavanda em um frasco de 60 ml (2 onças) e agite suavemente o conteúdo para combiná-los completamente . Em seguida, adicione 60 ml (2 onças) de óleo de semente de uva à mistura. Tampe a garrafa e agite-a suavemente para garantir que todos os óleos sejam combinados. Massageie uma pequena quantidade deste óleo em todo o corpo. A aplicação pode ser repetida várias vezes ao dia para suavizar a pele e facilitar a eliminação de gorduras e toxinas.
Para um tratamento capilar com óleo quente que tem a reputação de fortalecer o cabelo enquanto equilibra a produção de óleo no couro cabeludo, combine 60 ml (2 onças) de óleo de coco e 30 ml (1 oz) de óleo de jojoba em uma tigela de vidro e coloque esta tigela em uma panela com água fervente até que os óleos sejam aquecidos suavemente. A tigela de vidro pode ser removida do calor quando os óleos no interior atingirem uma temperatura na qual ainda podem ser aplicados de forma tolerável no couro cabeludo sem causar queimaduras. Neste ponto, 30 gotas de óleo essencial de sálvia e 10 gotas de óleo essencial de ylang ylang podem ser misturadas na mistura de óleo transportador. Para usar este óleo capilar, massageie-o no couro cabeludo e alise-o sobre os fios até que as pontas também fiquem revestidas. Cubra a cabeça com uma touca de banho e permita que os óleos penetrem no couro cabeludo e no cabelo por 30 minutos antes de lavá-lo com um xampu comum.
Para um shampoo Sage Oil que não apenas limpa, mas também esclarece o couro cabeludo de poluentes ambientais acumulados e resíduos de produtos, basta combinar todos os seguintes óleos em um frasco escuro: 120 ml (4 oz.) Liquid Castile Soap, 60 ml (2 oz) .) Água, 40 gotas de óleo essencial de sálvia e 10 gotas de óleo essencial de limão. Tampe e agite a garrafa para garantir que todos os ingredientes estejam bem combinados. Massageie o shampoo no couro cabeludo, depois enxágue com água morna e siga com um condicionador.
Usado em aplicações medicinais, o óleo de sálvia tem a reputação de acalmar e relaxar os músculos, aumentando a circulação. Para uma mistura de massagem que também alivia o estresse e promove uma melhor digestão, dilua 10 gotas de óleo essencial de sálvia em 2 colheres de chá. de um óleo transportador de preferência pessoal. Alternativamente, uma compressa quente pode ser feita com óleo de sálvia, adicionando 4 gotas a uma tigela de água morna, em seguida, mergulhando uma pequena toalha dobrada na solução e aplicando a compressa diretamente na área afetada.
Para uma mistura de banho que é conhecida por acalmar os sintomas da menopausa enquanto aumenta a imunidade e promove a saúde e a função do sistema circulatório, dilua 5 gotas de óleo essencial de sálvia em 1 colher de sopa. de um óleo transportador de preferência pessoal, adicionando-o à água morna do banho. Alternativamente, o óleo de sálvia pode ser adicionado a 1 colher de sopa. de Sabão de Castela antes de ser adicionado ao banho. Esta mistura é conhecida por diminuir efetivamente a aparência dos poros dilatados, aliviar feridas e feridas e acalmar as condições da pele, como dermatite e psoríase. Além disso, acredita-se que tenha um efeito estabilizador no tremor involuntário, como tremores nas mãos, e melhore a saúde e a função do sistema linfático.
E-book Gratuito ( clique aqui )