Os benefícios para a saúde do óleo essencial de lavanda
Este óleo calmante pode acalmar a ansiedade e melhorar o sono
O óleo essencial de lavanda é um dos óleos essenciais mais populares e versáteis usados na aromaterapia. Destilado da planta Lavandula angustifolia , o óleo promove o relaxamento e acredita-se no tratamento da ansiedade, infecções fúngicas, alergias, depressão , insônia, eczema, náuseas e cólicas menstruais.
Nas práticas de óleos essenciais, a lavanda é um óleo multiuso. É suposto ter propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, antidepressivas, anti-sépticas, antibacterianas e antimicrobianas, bem como efeitos antiespasmódicos, analgésicos, desintoxicantes, hipotensores e sedativos.
Benefícios do óleo essencial de lavanda
O óleo essencial de lavanda e suas propriedades têm sido amplamente estudadas. Aqui está uma olhada na pesquisa.
Ansiedade
Embora atualmente haja uma falta de ensaios clínicos em larga escala que testem os efeitos da lavanda em pessoas com ansiedade , vários estudos mostram que o óleo pode oferecer alguns benefícios anti-ansiedade.
Vários estudos testaram os efeitos redutores de ansiedade da lavanda em populações específicas. Por exemplo, um estudo publicado em Physiology & Behavior em 2005 se concentrou em 200 pessoas que aguardavam tratamento odontológico e descobriu que respirar o cheiro de lavanda diminuiu a ansiedade e melhorou o humor.
Além disso, um estudo piloto publicado na Complementary Therapies in Clinical Practice em 2012 indica que a aromaterapia à base de óleo essencial de lavanda pode ajudar a aliviar a ansiedade em mulheres pós-parto de alto risco. Em um experimento envolvendo 28 mulheres que deram à luz nos 18 meses anteriores, os pesquisadores descobriram que quatro semanas de sessões de aromaterapia de 15 minutos, duas vezes por semana, ajudaram a aliviar a depressão, além de reduzir os níveis de ansiedade.
Há também algumas evidências de que a ingestão de óleo de lavanda pode ajudar a aliviar a ansiedade. Em um relatório publicado na Phytomedicine em 2012, por exemplo, os cientistas analisaram 15 ensaios clínicos publicados anteriormente e concluíram que os suplementos alimentares contendo óleo de lavanda podem ter alguns efeitos terapêuticos em pacientes que sofrem de ansiedade e/ou estresse
Insônia
Vários estudos mostraram que o óleo essencial de lavanda pode ajudar a promover o sono e combater a insônia.
Um estudo de 2015 publicado no Journal of Complementary and Alternative Medicine descobriu que uma combinação de técnicas de higiene do sono e terapia com óleo essencial de lavanda ajudou os estudantes universitários a ter uma noite de sono melhor do que apenas a higiene do sono. O estudo de 79 alunos com problemas de sono auto-relatados também descobriu que a inalação de lavanda na hora de dormir melhorou a energia e a vitalidade do dia.
Um estudo de 2018 publicado na Holistic Nursing Practice confirma o efeito da lavanda no sono. Neste estudo com 30 residentes de uma casa de repouso, descobriu-se que a aromaterapia com lavanda melhora o início, a qualidade e a duração do sono em uma população idosa.
Possíveis efeitos colaterais
O óleo essencial de lavanda pode causar irritação na pele ou uma reação alérgica em alguns indivíduos. Se você sentir náuseas, vômitos ou dor de cabeça depois de usar lavanda, interrompa o uso imediatamente.
Como o consumo de óleo essencial de lavanda pode ter efeitos tóxicos, este remédio não deve ser ingerido a menos que sob a supervisão de um profissional médico.
Dosagem e Preparação
Não há uma dose diária recomendada de óleo essencial de lavanda. De acordo com os princípios da aromaterapia, respirar o aroma do óleo essencial de lavanda ou aplicar óleo essencial de lavanda na pele transmite mensagens ao sistema límbico, uma região do cérebro conhecida por influenciar o sistema nervoso e ajudar a regular as emoções.
Uma abordagem popular envolve a combinação de óleo de lavanda com um óleo transportador (como jojoba ou amêndoa doce). Uma vez misturado com um óleo transportador, o óleo essencial de lavanda pode ser massageado na pele ou adicionado ao banho.
Você também pode borrifar algumas gotas de óleo essencial de lavanda em um pano ou tecido e inalar seu aroma, ou adicionar o óleo a um difusor ou vaporizador de aromaterapia.